A importância das sementes e castanhas
na alimentação saudável


As sementes são nutritivas. Cerca de 25% a 30% de sua composição são de proteínas, também são ricas em vitaminas e minerais nobres, como o fósforo, magnésio, zinco, cobre, cálcio ou potássio.

O girassol e o pinhole têm vitamina E, antioxidante que protege o coração. A linhaça tem seu consumo diário associado à prevenção do câncer de próstata nos homens e de mama nas mulheres, devido à presença de lignanas, de ação fitoestrogênica e antioxidante, além de aliviar os fogachos da menopausa.

Ricas em fibras, contribuem para o funcionamento intestinal, devendo para isto ser consumidas com bastante água. Mais da metade do seu peso é composto de gorduras (ainda que as do melhor tipo, como ácidos graxos poli e monoinsaturados), as sementes são bem calóricas.

Uma única castanha-do-pará supre a quantidade diária de selênio, mineral que protege as células da oxidação causada pelos radicais livres. Cem gramas de castanha-de-cajú possuem 575 mg de cálcio são ricas em vitamina E, que previnem o entupimento de artérias e oferecem altas doses de vitamina A, protetora das mucosas e da pele.

Abóbora
Fonte: rica em zinco, fortalece o sistema imunológico.
Calorias: 80 kcal em cada colher (sopa) cheia.
Dicas: torre por um a dois minutos para acentuar o sabor e use como tira gosto

Gergelim
Fonte: de cálcio e fósforo é importante para os ossos.
Calorias: 69 calorias em cada colher (sopa) cheia.
Dicas: torre e depois de frio bata no liquidificador com uma pitada de sal, guarde em recipiente fechado e use sobre saladas.

Girassol
Fonte: de vitamina E e ácido essencial linoléico, diminui o colesterol total e protege contra câncer e doenças cardíacas.
Calorias: 1 colher (sopa) cheia fornece 95 calorias.
Dicas: torre, descasque e use na decoração de pratos, ou na massa de pães.

Linhaça
Fonte: rica em ácido alfalinolênico, da família ômega 3 e em ácido linoléico (menos), ômega 6. Contém fitoestrógenos que aliviam os sintomas da menopausa e previnem câncer de mama. Agiliza o funcionamento intestinal.
Calorias: 70 calorias em cada colher (sopa) cheia.
Dicas: use em massa de bolos e pães, ou torrado sobre saladas.

Pinhole
Fonte: de vitamina E, ferro, magnésio e zinco.
Calorias: 75 calorias por colher (sopa) cheia.
Dicas: use em saladas