CHACRAS

Mirtes dos Santos
Profissão: funcionária pública
Email: mitoka@terra.com.br

7º Chacra - CORONÁRIO: Também chamado chacra da coroa ou Sahasrara. Localizado no topo da cabeça, atua no cérebro e no sistema nervoso. É responsável pela conexão da consciência humana com a energia universal, e sua irradiação pelo corpo através dos outros chacras. Quando energizado promove maior sabedoria, sensibilidade, espiritualidade e intuição. Quando desequilibrado provoca depressão, neuroses, stresse e outros distúrbios mentais. Está ligado á glândula pineal, responsável pela adequação de nosso metabolismo interno. É a produtora de melatonina (substância que regula o sono).
Suas cores são VIOLETA e BRANCO, e seu mantra é OM.
CRISTAIS: ametista, celestita, jade, quartzo transparente, diamante, calcita dourada.
AFIRMAÇÃO: “Eu faço parte da Unidade”.

6º Chacra – FRONTAL: Também chamado chacra do terceiro olho ou Ajna. Localizado entre as sobrancelhas, atua na região delimitada pelos ouvidos e a testa, e é responsável, principalmente pela percepção. Quando harmonizado, irradia uma energia inspiradora que promove lucidez, conhecimento, intuição, determinação e solidariedade. Se desnergizado, provoca alteração na percepção dos ouvidos, da percepção extra-sensorial, problemas de visão, rinite, sinusite, concentração, lentidão e falhas de raciocínio, desequilíbrios mentais, doenças nervosas, problemas de memória e dificuldade de enxergar a realidade das situações. É ligado à glândula pituitária (hipófise), que secreta a endorfina e a glândula pineal, que produz a melatonina. Rege a memória, os olhos, o maxilar superior e parte do cérebro.
Sua cor correspondente é o AZUL-ESCURO, e seu mantra é KSHAM-AUM.
CRISTAIS: ametista, fluorita, lápis-lazúli, sodalita.
AFIRMAÇÃO: “Eu aumento o poder da minha intuição. Eu amplio a minha percepção. Eu consigo com o poder do meu pensamento”.

5º Chacra – LARÍNGEO: Também chamado de Vishudda. Localizado na garganta, atua da região dos ouvidos até as axilas, e é responsável pela capacidade de comunicação. Seu desequilíbrio provoca incerteza, dificuldade de expressão e comunicação, apatia, inconstância, impaciência, descrença e rigidez. Seu elemento é o ÉTER. Está ligado as glândulas tireóide e paratireóide, que produzem hormônios reguladores do metabolismo geral das células do corpo. Rege o pescoço e os ombros.
Sua cor correspondente é o AZUL-CLARO, e seu mantra é HAM.
CRISTAIS: água-marinha, lápis-lazúli, turquesa, celestita.
AFIRMAÇÃO: “Eu digo a verdade. Eu me expresso claramente. Minha mente está em paz".

4º Chacra – CARDIÁCO: Também conhecido por Anahata. Localizado no centro do peito. Atuando do alto do estômago até as axilas, é responsável por controlar as emoções. Seu elemento é o AR, é ligado a glândula do tino, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. Há uma grande relação entre depressão, desgosto e tristeza e diminuição das defesas imunológicas. Rege o pulmão, o coração, os braços e as mãos.
Suas cores são o VERDE e o ROSA, e seu mantra YAM.
CRISTAIS: jade, quartzo aventurino, turmalina-melancia, quartzo rosa, esmeralda (pode ser trabalhado com pedras verdes que atuam na cura, desbloqueando as dificuldades).
AFIRMAÇÃO: “Eu aceito o amor. Eu perdôo. Eu compreendo. Eu sigo na vida com harmonia”.

3º Chacra – PLEXO SOLAR: Também chamado Manipura, está localizado na “boca do estômago”, no início da cavidade abdominal e atua até a cintura. Está ligado ao desenvolvimento dos instintos, pela energia emocional e os desejos. Seu elemento é o FOGO. Rege o fígado, o baço, glândulas supra-renais, o estômago, o pâncreas e o sistema digestivo. Tem importância no equilíbrio do corpo: enzimas associadas às gorduras e proteínas. Colabora com a vitalidade da pessoa.
Sua cor é o AMARELO, e o seu mantra é RAM.
CRISTAIS: citrino, quartzo rosa, quartzo aventurino, malaquita, quartzo fume, pedra-do-sol.
AFIRMAÇÃO: “Eu conheço o meu potencial. Eu sei dos meus talentos. Eu tenho força e poder. Eu sigo na vida com alegria e confiança”.

2º Chacra – ESPLÊNICO: Também chamado de Svasdisthana, está localizado pouco abaixo do umbigo, até o osso púbico, atuando da “boca do estômago” até os genitais. É responsável pela paixão, sensualidade e sexualidade, além da ambição e apego às coisas materiais. Seu elemento é a ÁGUA. Está também associado ao baço, gônadas e aos órgãos reprodutores, rege os rins, a circulação e a bexiga.
Sua cor é o LARANJA, e seu mantra é VAM.
CRISTAIS: selenita, olho-de-tigre, citrino, cornalina, quartzo rutilado, topázio dourado, ágata marrom.
AFIRMAÇÃO: “Eu confio em mim. Eu quero mudar. Eu sigo na vida com fé e otimismo”.

1º Chacra – BÁSICO: O chacra raiz ou Muladhara está localizado na região entre o ânus e o genital, atuando dos joelhos até o ovário. Irradiando energia, é o responsável pela coragem e força de vontade, estimulando a capacidade de lutar por objetivos, enfrentar obstáculos e de tomar decisões. Seu elemento é a TERRA. Relaciona-se com as gônadas, glândulas reprodutoras e sexuais, as glândulas supra-renais, coluna vertebral e os rins. Rege as pernas, os pés, os ossos e o intestino.
Sua cor é o VERMELHO, e seu mantra é LAM.
CRISTAIS: ágata, jaspe-sangüíneo, olho-de-tigre, hematita, cornalina, rodocrosita, rubi, granada.
AFIRMAÇÃO: “Eu vivo com vontade e coragem. Eu sou força. Eu sigo na vida com confiança”.